DSpace - MPBA Cível Boletim Informativo - CAOCIFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/735
Tipo de Documento: Outro
Título: Boletim Informativo - CAOCIFE, Número 22, Agosto - Setembro de 2016
Autor(es): CAOCIFE, Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorais
Resumo: DESTAQUES: Tese anunciada pela ministra Cármen Lúcia reconhece multiparentalidade; I Jornada Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios aprova 85 enunciados. NOTÍCIAS: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA: Promotores de Família da Capital e do Interior Prestigiaram Congressos do IBDFAM; Mutirão de reconhecimento de paternidade foi realizado em Camaçari; MP apresenta projeto para identificar e reduzir número de adultos sem registro de nascimento; Promotores do CAOCIFE reúnem-se com representantes dos Cartórios de Registro Civil da Capital; MP e TJ participam de reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo; Ministério Público realiza mutirão de atendimento para reconhecimento de paternidade. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA: INSS pode cobrar de marido assassino benefício pago a dependentes da vítima; Juízo de recuperação judicial é o competente para analisar causa que envolva bem de empresa; Mesmo não expresso na peça, pedido deve ser considerado por magistrado. INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO DE FAMÍLIA – IBDFAM: Julgamento do STF tem sete votos a favor pela inconstitucionalidade do artigo 1.790, que prevê diferenças entre cônjuge e companheiro quanto à herança; Ações de família no Juizado Especial: “O CPC 2015 não trouxe nenhuma disposição expressa neste sentido”, afirma advogado; Testamento Vital: “É importante que tenhamos uma legislação específica”, alerta autoridade no assunto; Sucessão digital: rede social permite que usuários definam seus herdeiros virtuais; Deficiência intelectual deixa de ser um impeditivo para o casamento. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL: Responsabilização de Agente Público e Veiculação de Propaganda Institucional no Período Vedado; Fraude de Registro de Candidatura Feminina e possibilidade de Ajuização AIJE. JURISPRUDÊNCIA: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Direito Civil. Inexistência de Transferência Automática do Dever de Alimentar; Direito Processual Civil. Extensão dos Efeitos de Sentença Transitada em Julgada que Reconhece Relação de Parentesco. PEÇAS PROCESSUAIS: Parecer - Mandado de segurança – Competência Justiça do Trabalho; Parecer - Ação Ordinária - Pagamento Despesas Reembolso Integral; Análise Requerimento Após Aprovação do Plano de Recuperação.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Multiparentalidade
Reconhecimento de paternidade
Registro civil
Deficiência intelectual - Casamento
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Ministério Público do Estado da Bahia
Sigla da instituição: MPBA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/735
Data do documento: Ago-2016
Aparece nas coleções:Boletim Informativo - CAOCIFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Boletim Informativo - CAOCIFE, Edição 22, Ago.-Set._2016.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.