DSpace - MPBA Meio Ambiente Boletim Informativo - CEAMA
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Tipo de Documento: Outro
Título: Eco Teens, Ano 5, Número 6, Setembro de 2018, Barra do Choça/BA
Autor(es): MPBA, Ministério Público do Estado da Bahia
SEMED, Secretaria Municipal de Educação
SEAGRI, Secretaria de Agricultura
FUNDEB, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
COMDEMA, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
Resumo: A Escola Municipal São José/Emiliano Zapata e o Colégio Estadual do Campo Lúcia Rocha Macedo, ambas localizadas no Assentamento Cangussú, Município de Barra do Choça, são o resultado do processo de lutas e mobilização do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais sem Terra da região pela reforma agrária e por uma educação do campo pública, gratuita e de qualidade. As escolas do Assentamento Cangussú oferecem para a comunidade local e circunvizinha o Ensino Fundamental I e II (Escola Municipal São José) e o Ensino Médio (Colégio Estadual do Campo Lúcia Rocha Macedo). Atualmente, as duas escolas juntas atendem a uma demanda de mais de 400 alunos matriculados nos três turnos de ensino. Elas têm como orientação, na sua prática pedagógica, o princípio da coletividade. Todos os espaços das duas escolas são aproveitados de forma a atender à necessidade de todos. Do mesmo modo, as ações e projetos desenvolvidos nas escolas contam com a participação e colaboração de todos os seus envolvidos. A participação das escolas no projeto Eco Teens, de iniciativa do Ministério Público do Estado da Bahia, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Choça, é uma oportunidade de alunos e professores das escolas refletirem efetivamente, através de ações diversas, a importância de se promover a prática agroecológica numa perspectiva de valorização do meio ambiente. A iniciativa do Projeto contribuiu para que toda a comunidade escolar pudesse perceber, com muito mais intensidade, a necessidade de se manter uma consciência ativa de defesa do espaço em que vivemos, estudamos e/ou trabalhamos. Ações de embelezamento, passeios ecológicos, palestras, visitas a produtores locais, além de produção e reflexão de textos sobre o tema proposto proporcionaram uma intensa mobilização de combate às práticas de destruição do nosso meio ambiente. A realização do Projeto só foi possível graças ao empenho de toda a comunidade escolar (direção, coordenação, professores(as), alunos(as), e funcionários(as)), que não mediram esforços de contribuição. Aqui aproveitamos para agradecer a todos pelas forças empregadas na realização de mais esta iniciativa. Afinal, juntos qualquer desafio pode ser superado e o meio ambiente agradece!
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Meio Ambiente
Preservação ambiental
Agronegócio
Agroecologia
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Ministério Público do Estado da Bahia
Sigla da instituição: MPBA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/637
Data do documento: Set-2018
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