Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/637
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MPBA, Ministério Público do Estado da Bahia | - |
dc.creator | SEMED, Secretaria Municipal de Educação | - |
dc.creator | SEAGRI, Secretaria de Agricultura | - |
dc.creator | FUNDEB, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica | - |
dc.creator | COMDEMA, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T14:39:27Z | - |
dc.date.available | 2022-03-23T14:39:27Z | - |
dc.date.issued | 2018-09 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/637 | - |
dc.description.abstract | No abstract. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Ministério Público do Estado da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Meio Ambiente | pt_BR |
dc.subject | Preservação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Agronegócio | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.title | Eco Teens, Ano 5, Número 6, Setembro de 2018, Barra do Choça/BA | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.description.resumo | A Escola Municipal São José/Emiliano Zapata e o Colégio Estadual do Campo Lúcia Rocha Macedo, ambas localizadas no Assentamento Cangussú, Município de Barra do Choça, são o resultado do processo de lutas e mobilização do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais sem Terra da região pela reforma agrária e por uma educação do campo pública, gratuita e de qualidade. As escolas do Assentamento Cangussú oferecem para a comunidade local e circunvizinha o Ensino Fundamental I e II (Escola Municipal São José) e o Ensino Médio (Colégio Estadual do Campo Lúcia Rocha Macedo). Atualmente, as duas escolas juntas atendem a uma demanda de mais de 400 alunos matriculados nos três turnos de ensino. Elas têm como orientação, na sua prática pedagógica, o princípio da coletividade. Todos os espaços das duas escolas são aproveitados de forma a atender à necessidade de todos. Do mesmo modo, as ações e projetos desenvolvidos nas escolas contam com a participação e colaboração de todos os seus envolvidos. A participação das escolas no projeto Eco Teens, de iniciativa do Ministério Público do Estado da Bahia, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Choça, é uma oportunidade de alunos e professores das escolas refletirem efetivamente, através de ações diversas, a importância de se promover a prática agroecológica numa perspectiva de valorização do meio ambiente. A iniciativa do Projeto contribuiu para que toda a comunidade escolar pudesse perceber, com muito mais intensidade, a necessidade de se manter uma consciência ativa de defesa do espaço em que vivemos, estudamos e/ou trabalhamos. Ações de embelezamento, passeios ecológicos, palestras, visitas a produtores locais, além de produção e reflexão de textos sobre o tema proposto proporcionaram uma intensa mobilização de combate às práticas de destruição do nosso meio ambiente. A realização do Projeto só foi possível graças ao empenho de toda a comunidade escolar (direção, coordenação, professores(as), alunos(as), e funcionários(as)), que não mediram esforços de contribuição. Aqui aproveitamos para agradecer a todos pelas forças empregadas na realização de mais esta iniciativa. Afinal, juntos qualquer desafio pode ser superado e o meio ambiente agradece! | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | MPBA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Todos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Boletim Informativo - CEAMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eco Teens [Barra do Choça]_6 Edição, Ano 05, Escola Municipal São José_Emiliano Zapata - Colégio do Campo Lúcia Rocha Macedo.pdf | 6,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.