Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/495
Tipo de Documento: | Artigo de Periódico |
Título: | Conhecimento e poder: dilemas e contradições na educação escolar indígena |
Autor(es): | MENEZES, Gustavo Hamilton |
Resumo: | Nesse ensaio, procuro refletir sobre a relação entre poder e conhecimento, a partir da observação atenta das atuais políticas educacionais brasileiras destinadas aos povos indígenas. Num primeiro momento, apresento e discuto algumas contradições presentes na legislação nacional e as incoerências por elas geradas. Passo, então, à reflexão sobre a alfabetização e o impacto da escrita em sociedades de tradições orais, defendendo o ponto de vista de que a alfabetização é antes um mecanismo de controle social do que um instrumento para a preservação cultural. Em seguida, apresento o programa de educação desenvolvido por uma organização não-governamental junto ao povo indígena Yanomami e discorro sobre alguns dilemas gerados pela escolarização. Por último, apresento algumas conclusões gerais sobre essas questões. |
Abstract: | No abstract. |
Palavras-chave: | Povo indígena Educação escolar indígena Yanomami Alfabetização indígena Escrita indígena Preservação cultural indígena |
Área de Conhecimento: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Ministério Público do Estado da Bahia |
Sigla da instituição: | MPBA |
Permissão de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/495 |
Data do documento: | Dez-2005 |
Aparece nas coleções: | Artigo - CAODH |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conhecimento e poder_dilemas e contradições na educação escolar indígena - Gustavo Hamilton Menezes, 2005.pdf | 48,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.