DSpace - MPBA Direitos Humanos Artigo - CAODH
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Tipo de Documento: Artigo de Periódico
Título: Conhecimento e poder: dilemas e contradições na educação escolar indígena
Autor(es): MENEZES, Gustavo Hamilton
Resumo: Nesse ensaio, procuro refletir sobre a relação entre poder e conhecimento, a partir da observação atenta das atuais políticas educacionais brasileiras destinadas aos povos indígenas. Num primeiro momento, apresento e discuto algumas contradições presentes na legislação nacional e as incoerências por elas geradas. Passo, então, à reflexão sobre a alfabetização e o impacto da escrita em sociedades de tradições orais, defendendo o ponto de vista de que a alfabetização é antes um mecanismo de controle social do que um instrumento para a preservação cultural. Em seguida, apresento o programa de educação desenvolvido por uma organização não-governamental junto ao povo indígena Yanomami e discorro sobre alguns dilemas gerados pela escolarização. Por último, apresento algumas conclusões gerais sobre essas questões.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Povo indígena
Educação escolar indígena
Yanomami
Alfabetização indígena
Escrita indígena
Preservação cultural indígena
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Ministério Público do Estado da Bahia
Sigla da instituição: MPBA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/495
Data do documento: Dez-2005
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