DSpace - MPBA Direitos Humanos Artigo - CAODH
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENEZES, Gustavo Hamilton-
dc.date.accessioned2022-02-07T14:13:24Z-
dc.date.available2022-02-07T14:13:24Z-
dc.date.issued2005-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/495-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherMinistério Público do Estado da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Estudos e Pesquisaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovo indígenapt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectYanomamipt_BR
dc.subjectAlfabetização indígenapt_BR
dc.subjectEscrita indígenapt_BR
dc.subjectPreservação cultural indígenapt_BR
dc.titleConhecimento e poder: dilemas e contradições na educação escolar indígenapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoNesse ensaio, procuro refletir sobre a relação entre poder e conhecimento, a partir da observação atenta das atuais políticas educacionais brasileiras destinadas aos povos indígenas. Num primeiro momento, apresento e discuto algumas contradições presentes na legislação nacional e as incoerências por elas geradas. Passo, então, à reflexão sobre a alfabetização e o impacto da escrita em sociedades de tradições orais, defendendo o ponto de vista de que a alfabetização é antes um mecanismo de controle social do que um instrumento para a preservação cultural. Em seguida, apresento o programa de educação desenvolvido por uma organização não-governamental junto ao povo indígena Yanomami e discorro sobre alguns dilemas gerados pela escolarização. Por último, apresento algumas conclusões gerais sobre essas questões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsMPBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage123pt_BR
dc.citation.epage144pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo - CAODH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conhecimento e poder_dilemas e contradições na educação escolar indígena - Gustavo Hamilton Menezes, 2005.pdf48,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.