Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/495
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MENEZES, Gustavo Hamilton | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-07T14:13:24Z | - |
dc.date.available | 2022-02-07T14:13:24Z | - |
dc.date.issued | 2005-12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/495 | - |
dc.description.abstract | No abstract. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Ministério Público do Estado da Bahia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de Estudos e Pesquisas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Povo indígena | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject | Yanomami | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização indígena | pt_BR |
dc.subject | Escrita indígena | pt_BR |
dc.subject | Preservação cultural indígena | pt_BR |
dc.title | Conhecimento e poder: dilemas e contradições na educação escolar indígena | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesse ensaio, procuro refletir sobre a relação entre poder e conhecimento, a partir da observação atenta das atuais políticas educacionais brasileiras destinadas aos povos indígenas. Num primeiro momento, apresento e discuto algumas contradições presentes na legislação nacional e as incoerências por elas geradas. Passo, então, à reflexão sobre a alfabetização e o impacto da escrita em sociedades de tradições orais, defendendo o ponto de vista de que a alfabetização é antes um mecanismo de controle social do que um instrumento para a preservação cultural. Em seguida, apresento o programa de educação desenvolvido por uma organização não-governamental junto ao povo indígena Yanomami e discorro sobre alguns dilemas gerados pela escolarização. Por último, apresento algumas conclusões gerais sobre essas questões. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | MPBA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.citation.volume | 2 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 123 | pt_BR |
dc.citation.epage | 144 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - CAODH |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conhecimento e poder_dilemas e contradições na educação escolar indígena - Gustavo Hamilton Menezes, 2005.pdf | 48,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.