DSpace - MPBA Direitos Humanos Cartilha - CAODH
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/432
Tipo de Documento: Livro
Título: Todos juntos por um Brasil mais acessível: o MP e a pessoa com deficiência
Autor(es): CNMP, Conselho Nacional do Ministério Público
Resumo: Segundo dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem aproximadamente 45 milhões e 600 mil brasileiros com algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,91% da população brasileira. Diante desses dados, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) editou, em 31 de janeiro de 2012, a Resolução nº 81, disciplinando o desenvolvimento de ações que garantam a plena inclusão da pessoa com deficiência no âmbito do Ministério Público da União e dos Estados. A inclusão, neste caso, não se restringe à questão da acessibilidade ao meio físico ou à informação, mas ao pleno reconhecimento da dignidade e cidadania dessa parcela da população, garantido-lhe o acesso a todos aos espaços e serviços da Instituição. Para atingir tal objetivo, o CNMP, por meio do Núcleo de Atuação Especial em Acessibilidade (Neace), da Comissão de Acompanhamento da Atuação do Ministério Público na Defesa dos Direitos Fundamentais, desenvolveu esta cartilha, que apresenta algumas informações básicas e necessárias para uma pequena compreensão da realidade que envolve a pessoa com deficiência: quem é considerada pessoa com deficiência? Quantas são as pessoas com deficiência em nosso país? Como agir diante de uma pessoa com deficiência? O que podemos fazer para garantir o direito à igualdade e à dignidade da pessoa com deficiência? O Ministério Público, como legítimo responsável pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, apresenta-se como guardião da cidadania de todos os indivíduos, independentemente de suas características, esperando-se que esta publicação contribua para o desempenho de suas atribuições e desenvolvimento de suas ações.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Pessoa com deficiência
Pessoa com deficiência física
Direito fundamental
Surdo
Pessoa com deficiência visual
Acessibilidade
Direito à igualdade
Pessoa com deficiência intelectual
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Ministério Público do Estado da Bahia
Sigla da instituição: MPBA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/432
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Cartilha - CAODH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Todos juntos por um Brasil mais acessível_o MP e a pessoa com deficiência.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.