DSpace - MPBA Direitos Humanos Artigo - CAODH
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/389
Tipo de Documento: Artigo de Periódico
Título: Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninas
Título(s) alternativo(s): Bad boy, good girl? How teachers evaluate students
Autor(es): CARVALHO, Marília Pinto de
Resumo: Baseado em pesquisa qualitativa numa escola pública de ensino fundamental de São Paulo, o artigo discute os critérios de avaliação escolar das professoras, apontando em que medida suas opiniões sobre masculinidade e feminilidade interferiam em seus julgamentos e oque era mais valorizado no comportamento de meninas e meninos. Conclui pela urgência de promover essa reflexão no campo educacional, pois, se já eram marcantes em sistemas de avaliação mais formalizados, com testes, atribuição de notas e organização da escola em séries, as hierarquias de gênero parecem tornar-se mais poderosas nas chamadas avaliações de processo, em curso na maioria das escolas brasileiras, a partir do sistema de ciclos.
Abstract: In this article, the political philosopher Susan Moller Okin discusses the dichotomy public-private from a gendered perspective. Overlooking gender – especially as it assumes theform of overlooking the political reality of the family and gender ‘neutral’ language – has become,in many past and present authors, a reinforcement of that dichotomy, silencing about its patriarchalnature. As Okin understands it, domestic (personal) sphere and non-domestic (public) sphere cannot be interpreted isolatedly, what demands a deep revision of the base of most liberal political theory. The author faces this demand, discussing important problems such as the value of privacy.
Palavras-chave: Escola pública
Ensino fundamental
Relação de gênero
Fracasso escolar
Política educacional
Avaliação escolar
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Ministério Público do Estado da Bahia
Sigla da instituição: MPBA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/389
Data do documento: 2001
Aparece nas coleções:Artigo - CAODH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mau aluno, boa aluna - Como as professoras avaliam meninos e meninas - Marília Pinto de Carvalho, 2001 .pdf105,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.