DSpace - MPBA Direitos Humanos Artigo - CAODH
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Marília Pinto de-
dc.date.accessioned2021-12-15T15:04:47Z-
dc.date.available2021-12-15T15:04:47Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.urihttp://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/389-
dc.description.abstractIn this article, the political philosopher Susan Moller Okin discusses the dichotomy public-private from a gendered perspective. Overlooking gender – especially as it assumes theform of overlooking the political reality of the family and gender ‘neutral’ language – has become,in many past and present authors, a reinforcement of that dichotomy, silencing about its patriarchalnature. As Okin understands it, domestic (personal) sphere and non-domestic (public) sphere cannot be interpreted isolatedly, what demands a deep revision of the base of most liberal political theory. The author faces this demand, discussing important problems such as the value of privacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherMinistério Público do Estado da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofRevista Estudos Feministaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRelação de gêneropt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.titleMau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninaspt_BR
dc.title.alternativeBad boy, good girl? How teachers evaluate studentspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoBaseado em pesquisa qualitativa numa escola pública de ensino fundamental de São Paulo, o artigo discute os critérios de avaliação escolar das professoras, apontando em que medida suas opiniões sobre masculinidade e feminilidade interferiam em seus julgamentos e oque era mais valorizado no comportamento de meninas e meninos. Conclui pela urgência de promover essa reflexão no campo educacional, pois, se já eram marcantes em sistemas de avaliação mais formalizados, com testes, atribuição de notas e organização da escola em séries, as hierarquias de gênero parecem tornar-se mais poderosas nas chamadas avaliações de processo, em curso na maioria das escolas brasileiras, a partir do sistema de ciclos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsMPBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage554pt_BR
dc.citation.epage574pt_BR
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