DSpace - MPBA Meio Ambiente Cartilha - CEAMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/331
Tipo de Documento: Livro
Título: Perguntas e respostas sobre o: termo de ajustamento de condutas da suinocultura - TAC
Autor(es): MIRANDA, Cláudio Rocha
Resumo: Esta cartilha surgiu como conseqüência da criação do Termo de Ajustamento de Condutas da Suinocultura Catarinense (TAC), o qual representou uma alternativa jurídica para o controle da degradação ambiental que vinha sendo causada pela atividade suinícola na Região do Alto Uruguai Catarinense, esta, por sua vez, resultante de um modelo econômico de produção agrícola problemático, do ponto de vista ambiental, desde há muito desenvolvido na região.A presente cartilha foi elaborada pela Câmara de Educação Ambiental e Comunicação do TAC e contou com o apoio do Comitê Regional da Suinocultura AMAUC, órgão de gerenciamento do Termo. A presente cartilha é em grande parte o resultado das conversações entre os representantes da Câmara de Educação Ambiental e Comunicação do TAC, suinocultores e outros representantes comunitários, que aconteceram nos denominados “Seminários de Educação Ambiental e Comunicação do TAC”. Ela é, pois, o fruto das falas dos participantes, principalmente de suas dúvidas a partir das questões que brotaram desses encontros. Procuramos apresentar nessa cartilha os principais aspectos desses questionamentos, de forma a trazer algumas respostas para dúvidas surgidas da própria comunidade. O formato “pergunta/resposta” pareceu-nos o que melhor poderia atender a essa necessidade, de uma forma resumida e simplificada. Na apresentação dessas perguntas e respostas procuramos manter-nos fiéis às questões tal qual foram propostas pelos participantes dos encontros, evitando qualquer comprometimento ideológico com as opiniões e visões de sociedade que os participantes possam ter expressado através delas. Esta foi a forma que encontramos para valorizar as vozes e perspectivas das pessoas diretamente interessadas na problemática ambiental da suinocultura regional, o que, para nós, significa valorizar o capital social representado por essas comunidades.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Suínos - meio ambiente
Suínos - Dejetos - Legislação - relatório
Termo de Ajustamento de Condutas da Suinocultura Catarinense (TAC)
Suinocultura
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Sigla da instituição: EMBRAPA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/331
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Cartilha - CEAMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Perguntas e respostas sobre o_Termo de Compromisso de Ajustamento da Suínocultura.pdf6,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.