DSpace - MPBA Meio Ambiente Boletim Informativo - CEAMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMPBA, Ministério Público do Estado da Bahia-
dc.creatorUESB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-
dc.creatorFAM, Fundo Conquistense de Apoio ao Meio Ambiente-
dc.date.accessioned2022-03-31T14:59:23Z-
dc.date.available2022-03-31T14:59:23Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.urihttp://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/679-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherMinistério Público do Estado da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectPreservação ambientalpt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.titleEco Teens, Ano 5, Número 21, Setembro de 2019, Vitória da Conquista/BApt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.description.resumoA consciência ecológica parte do conhecimento e da compreensão que cada pessoa é responsável pela preservação e conservação do seu meio local, tornando-se, contudo, necessário o cuidado pelo ambiente natural. Essa consciência vem sendo implementada em nosso cotidiano, através de uma educação que promova nos jovens e adolescentes a sua conexão com a natureza, visto que, como parte integrante do meio ambiente, suas ações, tanto positivas, quanto negativas, geram um impacto direto na natureza. O Projeto Eco Teens "RE" PENSAR... A ação local na construção do ser social, na Escola Municipal Professor Josias Casaes França, situada no distrito de Dantelândia, envolveu alunos e a comunidade escolar para o despertar ecológico e o resgate de valores que somente a natureza pode nos oferecer. O contato com a cultura local, o tempo propício de plantar e colher, o beneficiamento dos frutos gerados pela agricultura, enfim, uma riqueza de aprendizados que modifica a forma como lidamos com o meio onde vivemos. Trabalhamos com a temática da mandioca por ser fonte de renda de boa parte da população local. Seu plantio, colheita, as produções feitas a partir dela, assim como a distribuição de seus derivados pela região Sudoeste. Acreditamos que o aluno aprende quando vivencia, experimenta, testa e observa de perto as ações propostas referentes ao meio ambiente. Por isso, para o desenvolvimento deste projeto foram feitas visitas às casas de farinha, aos locais de plantação, fábrica de biscoitos, conhecimento do descarte de rejeitos produzidos pelo manejo da mandioca, bem como entrevistas, fotos e vídeos com os trabalhadores locais. Os alunos também foram orientados a buscar soluções para os problemas ambientais encontrados durante todo o processo. Acreditamos que todos os questionamentos acerca dos problemas ambientais devem ser encarados pensando no bem coletivo com pequenas ações em nossa casa, nossa escola, em nossa comunidade. Ampliar a consciência que somos nós os agentes de transformação direta e que cada um pode e deve participar fazendo sua parte. Leia, entretenha-se e agregue conhecimento com nosso jornal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsMPBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.audience.educationlevelTodos.pt_BR
Aparece nas coleções:Boletim Informativo - CEAMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eco Teens [Vitória da Conquista]_21 Edição, Ano 6, Escola Municipal Josias Casaes França.pdf22,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.