DSpace - MPBA Direitos Humanos Cartilha - CAODH
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/752
Tipo de Documento: Livro
Título: Um diálogo com Simone de Beauvoir e outras falas
Autor(es): MOTTA, Alda Britto da
SARDENBERG, Cecilia
GOMES, Márcia
Resumo: Não se tem notícia de nenhuma aproximação entre Margaret e Simone, tampouco de referências, uma em relação à outra, em suas obras publicadas. No entanto, lendo suas autobiografias e contrastando suas obras, é difícil resistir à tentação de colocá-las frente a frente num debate. Afinal, se tratam de duas mulheres que, não apenas romperam com muitos dos padrões impostos pelas ideologias de gênero então vigentes — que de fato inventaram suas vidas -- como também procuraram falar, cada uma à sua maneira, às mulheres de sua época. Neste trabalho, portanto, articulo um diálogo possível entre as duas, extraindo trechos de seus trabalhos, Macho e Fêmea de M.Mead, e O Segundo Sexo de S.De Beauvoir. Mas, antes, retraço alguns momentos de suas vidas que, de uma forma ou de outra, refletiram-se em suas obras e tiveram consequência para outras mulheres da época. Como se verá adiante, apesar das divergências em perspectiva, as trajetórias de Simone e Margaret tiveram pontos em comum -- inclusive no que tange às suas origens. Ambas eram, por assim dizer, senhoras de “fino trato”, de famílias da classe média alta, que se recusaram a enquadrar-se nos padrões ditados para mulheres da sua estirpe.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Estudo de gênero
Simone de Beauvoir
Margaret Mead
Feminismo
Assédio sexual
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Ministério Público do Estado da Bahia
Sigla da instituição: MPBA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/752
Data do documento: Nov-2000
Aparece nas coleções:Cartilha - CAODH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um diálogo com Simone de Beauvoir e outras falas - 2000.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.