DSpace - MPBA Direitos Humanos Cartilha - CAODH
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/742
Tipo de Documento: Livro
Título: Desafios do cuidado: gênero velhice e deficiência
Autor(es): DEBERT, Guita Grin
PULHEZ, Mariana Marques
Resumo: A preocupação com o cuidado – ou care – tem marcado boa parte das sociedades contemporâneas, particularmente quando se pensa no envelhecimento populacional e se imagina um déficit de cuidados, dada a perspectiva de um número insuficiente de cuidadores para atender uma quantidade crescente de pessoas dependentes. Essa preocupação tem despertado um grande interesse em pesquisas e reflexões voltadas para questões relacionadas com o cuidado. No intuito de reunir algumas destas reflexões, este livro traz artigos instigantes de cientistas sociais de diferentes países envolvidos com a temática, os quais articulam, sob diferentes abordagens, questões relativas a gênero, velhice e deficiência. Com uma tradução primorosa, realizada por alunos da pós-graduação do IFCH/UNICAMP, está aí um passo inicial para a realização de investigações sobre a ética do cuidado, a biopolítica do envelhecimento e o fluxo de homens e mulheres imigrantes encarregados de diferentes dimensões do care no mundo globalizado.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Cuidados
Velhice
Deficiência física
Gênero
Globalização
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Ministério Público do Estado da Bahia
Sigla da instituição: MPBA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/742
Data do documento: 17-Set-2019
Aparece nas coleções:Cartilha - CAODH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios do cuidado_gênero velhice e deficiência - 2019.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.