DSpace - MPBA Meio Ambiente Boletim Informativo - CEAMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/633
Tipo de Documento: Outro
Título: Eco Teens, Ano 1, Número 1, Dezembro de 2014, Barra do Choça/BA
Autor(es): MPBA, Ministério Público do Estado da Bahia
SEMED, Secretaria Municipal de Educação
Resumo: Olá! Analisando a educação ambiental como uma prática ainda bastante distante de uma efetiva ação em benefício do mundo e de pequenas áreas, é necessário refletir sobre a sua importância para a vida humana. Nessa perspectiva, educar tem sido uma das formas de mediar saberes socialmente construídos ao longo dos anos. No país, os Parâmetros curriculares (PCNs) colocam o Meio Ambiente como tema transversal. No entanto, mais do que atribuir um valor institucional para as questões ambientais, é preciso trabalhar este valor nas ações locais e globais, porque de pouco ou nada servirá ao que se propõe, se este assunto não tiver significado para os sujeitos que cotidianamente tecem a trama escolar. Nesse sentido, o corpo docente e administrativo da Escola Centro Educacional de Barra do Choça – Extensão Primavera busca, através de projetos e vivências cotidianas, despertar e sensibilizar os estudantes e comunidade para a problemática do Meio Ambiente, a partir do entorno no qual estão inseridos como a casa, o bairro, a escola, a cidade e o município de maneira que reflita no global. Dessa forma, entendendo a importância da água - um bem imprescindível para a vida - pensou-se em desenvolver um trabalho com enfoque maior para a sensibilização dos alunos e comunidade de Barra do Choça sobre a utilização e maneiras adequadas de preservação e utilização da água. A partir da temática “CAMINHO DAS ÁGUAS”, realizaram-se atividades teóricas e práticas; da sala de aula até visitas com os alunos às nascentes, rios, pontos turísticos e barragens que abastecem Barra do Choça e municípios vizinhos. É bom ressaltar que o Jornal ECO TEENS veio fortalecer e valorizar um trabalho desempenhado pelos alunos e apoiado por todo grupo educacional. Assim sendo, é de grande valor a participação e empenho dos envolvidos no decorrer do projeto e, mais ainda, ao longo dos anos, quando observará o fruto do trabalho realizado. Dessa forma a Escola e comunidade sentem-se felizes com a 1ª edição do Jornal ECO TEENS.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Meio Ambiente
Preservação ambiental
Reciclagem
Horta escolar
Saneamento básico
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Ministério Público do Estado da Bahia
Sigla da instituição: MPBA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/633
Data do documento: Dez-2014
Aparece nas coleções:Boletim Informativo - CEAMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eco Teens [Barra do Choça]_1 Edição, Ano 01, Centro Educacional de Barro do Choça.pdf4,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.