DSpace - MPBA Meio Ambiente Boletim Informativo - CEAMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/584
Tipo de Documento: Outro
Título: Eco Kids, Ano 6, Edição 13, Setembro de 2013, Ilhéus/BA
Autor(es): MPBA, Ministério Público do Estado da Bahia
CONDEMA, Conselho Municipal de Meio Ambiente
PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
CMF, Conselho Municipal do FUNDEB
Resumo: O sentido de pertencimento a um grupo étnico em momento algum deixou de existir para os Tupinambá de Olivença. Ele se fez presente em traços culturais tão significativos quanto à língua ou a forma de vivência, permeando desta maneira, a forma de produzir e consumir o seu alimento. Durante os séculos de resistência desse povo, os traços culturais proibidos de serem externalizados limitaram-se ao espaço da casa, em momentos cotidianos e extravasaram nos momentos de festas e reuniões coletivas. Estes traços culturais podem ser observados na forma de manusear o alimento, no seu preparo, ao ser servido ou mesmo na sua degustação, reafirmando assim a sustentabilidade ambiental e cultural de maneira pouco revelada, mas presente na constância de hábitos cotidiano. A Escola dos Tupinambá torna-se, em meio a todo esse contexto, o principal veículo de comunicação entre o universo indígena e o não indígena. Nesse ínterim, a educação diferenciada dos Tupinambá tem o compromisso de assumir o papel de conscientização da sociedade envolvente a respeito da imagem distorcida apresentada acerca dos indígenas na região. São sinalizadas inúmeras iniciativas no que se refere à utilização do espaço escolar pelos indígenas para garantir às futuras gerações sua sustentabilidade. As atividades desenvolvidas a partir de um currículo multicultural e os projetos executados no universo escolar em parceria com o movimento indígena, demonstram tais afirmativas. Dessa maneira, a educação é percebida enquanto um eixo tênue entre as práticas e os saberes dos educandos e as suas famílias. Por outro lado, pode também ser notada como um canal de relevante função social na tentativa de minimizar conflitos em meio ao processo demarcatório. É nessa perspectiva, que torna-se preponderante a apresentação nessa edição do Eco Kids, as informações do território reivindicado pelos Tupinambá a partir de um prisma de nossos curumins, no qual os mesmos sinalizam suas comunidades e assim proporcionam novas experiências no processo de ensino-aprendizagem, valorizando o conhecimento prévio dos educandos da EEITO. Assim buscamos atingir os espaços pedagógicos, as salas de aula da Educação Básica na tentativa de combater uma representação social negativa que foi propositadamente incutida ao índio Tupinambá.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Meio Ambiente
Desmatamento
Reflorestamento
Segurança alimentar
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Ministério Público do Estado da Bahia
Sigla da instituição: MPBA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/584
Data do documento: Set-2013
Aparece nas coleções:Boletim Informativo - CEAMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eco Kids [Ilhéus]_13ª edição, Ano 06 – Colégio Estadual Tupinambás de Olivença.pdf38,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.