DSpace - MPBA Direitos Humanos Artigo - CAODH
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/553
Tipo de Documento: Artigo de Evento
Título: As mulheres e a ditadura militar no Brasil
Autor(es): COLLING, Ana Maria
Resumo: A história das mulheres é uma história recente porque até a bem pouco tempo ela era somente uma representação do olhar masculino. Por esse motivo, para se falar em história política das mulheres ainda -é necessário desconstruir os papeis historicamente designados ao masculino e feminino. A história da repressão durante a ditadura militar brasileira também foi uma história de homens e as relações de gênero estavam aí excluídas. Falar sobre mulheres significa falar das relações de poder entre homens e mulheres. Para identificá-las como sujeitos políticos é necessário analisar as intricadas ralações de gênero, de classe, de raça e de geração. É necessário falar também do desmerecimento feminino. Se, historicamente, o feminino é entendido como subalterno e analisado “fora da história”, porque sua presença não é registrada, libertar a história é falar de homens e mulheres numa relação igualitária. Falar de mulheres não é somente relatar os fatos em que elas estiveram presentes, mas é reconhecer o processo histórico de exclusão de sujeitos. Na esteira de Michel Foucault, é fazer uma arqueologia do feminino; desconstruir a história da história feminina para reconstruí-la em bases mais reais e igualitárias, analisar as práticas discursivas e não discursivas que representam o feminino. Para isso, a apresentação de algumas questões teóricas é fundamental no entendimento da análise do objeto de pesquisa.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Mulher - História
Ditadura militar - Repressão
Estudo de gênero
Feminismo
Foucault
Feminismo
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Ministério Público do Estado da Bahia
Sigla da instituição: MPBA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/553
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Artigo - CAODH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As mulheres e a ditadura militar no Brasil - Ana Maria Colling, 2004 .pdf123,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.