DSpace - MPBA Direitos Humanos Artigo - CAODH
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/547
Tipo de Documento: Artigo de Evento
Título: Período ditatorial, como afetou a vida das mulheres: acervo da luta contra a ditadura como fonte de pesquisa
Autor(es): LEMOS, Humberta Soares
Resumo: O trabalho tem como objetivo integrar os cursos de História e Arquivologia na pesquisa sobre a Ditadura Militar e a atuação das mulheres nesse período. Os documentos do Acervo da Luta Contra a Ditadura Militar, bem como acervos particulares se constituem em fontes fundamentais para essa pesquisa. É tratada a questão de como e porque as mulheres entraram na cena política durante a repressão, como utilizaram o espaço público e deixaram o espaço privado, a desconstrução da história feminina para depois ser reconstruída em bases mais sólidas e reais a questão do feminismo. Como a sociedade e as famílias viam essas mulheres que tanto lutavam a procura de seus pais, maridos, filhos, as ameaças, as prisões, as torturas sofridas, o exílio, a saudade, a Lei da Anistia, que deixou a maioria dos torturadores impunes, e o retorno ao Brasil. Coloca frente a frente à questão memória-desmemória e não a memória/esquecimento. Para esquecer é preciso conhecer, se conhecemos lembramos e se lembramos podemos, mas não devemos esquecer o nosso passado. É necessário retirar das cinzas a história dessas mulheres para que a sociedade brasileira lembre desse período e que ele nunca mais volte a acontecer.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Mulheres - história
Feminismo
Movimento Feminino pela Anistia
Ditadura militar
Lei da Anistia
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Ministério Público do Estado da Bahia
Sigla da instituição: MPBA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/547
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Artigo - CAODH



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.