DSpace - MPBA Direitos Humanos Artigo - CAODH
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorWELLER, Wivian-
dc.creatorSILVEIRA, Marly-
dc.date.accessioned2022-02-09T00:34:49Z-
dc.date.available2022-02-09T00:34:49Z-
dc.date.issued2008-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/520-
dc.description.abstractThis article presents the experiences of black female students admitted by the University of Brasília through the affirmative action programme. They attend courses in Engineering and Social Sciences and have experienced different school socialization processes. By choosing students of different academic courses and school backgrounds we tried to analyse their experiences with racism and prejudice and also the strategies to overcome these situations. A second focus of our analyses lies on the experiences of black female students and their attitude toward affirmative action in public universities of Brazil. We agreed that it is not sufficient to say that this policies are fair because they are in accordance to the imperative of social justice, if the results are not evident. The establishment of systems of quotas is not the only way of recognition and redistribution, but it reflects the necessity of an adjustment of the university system to the political and social requirements of the Brazilian society and its people.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherMinistério Público do Estado da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofRevista Estudos Feministaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAção afirmativapt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectNegros - Educaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade - Discriminaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSistema de cotaspt_BR
dc.titleAções afirmativas no sistema educacional: trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.title.alternativeAfirmative action in the educational system: trajectories of young black women at the university of Brasíliapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta experiências vividas por jovens universitárias que ingressaram pelo sistema de cotas na Universidade de Brasília nos cursos de Engenharia e Ciências Sociais e que apresentam distintas trajetórias de socialização escolar. Analisa as experiências vividas nesses espaços assim como as estratégias diferenciadas no que diz respeito ao enfrentamento do preconceito e da discriminação. Apresenta ainda as avaliações realizadas pelas jovens a respeito da implementação de cotas para estudantes negros nas universidades públicas. Concordamos que não adianta a medida ser justa e estar de acordo com os imperativos da justiça social se ela não produz resultados. As cotas não representam a única forma de luta por reconhecimento e redistribuição, mas refletem a importância e a necessidade de uma modificação mais profunda na gramática dos discursos no interior da universidade e no atendimento das demandas políticas e sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsMPBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage931pt_BR
dc.citation.epage947pt_BR
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