DSpace - MPBA Direitos Humanos Artigo - CAODH
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFONTES, Malu-
dc.date.accessioned2022-02-09T00:16:49Z-
dc.date.available2022-02-09T00:16:49Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/511-
dc.description.abstractThis article analyses the meanings and implications of the absence of images related to the ideas of sexual diversity in the books distributed by the Brazilian National Program of Schoolbooks (PNLD) and National Program of Schoolbooks for High School (PNLEM), taking into consideration that the inclusion of such images is recommended by Brazilian National Curriculum Parameters (PCNs) – Sexual Orientation. Based on a sample of 70% of the most distributed books among public schools, the research identified the nonexistence of any illustration of the homosexuality theme in this material. The article proposes an interpretation of the consequences of this process of silencing to affirmative policies concerning sexual minorities. Also, it examines the possibilities of implicit contribution from school contents to the maintenance of homophobic social behaviors in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherMinistério Público do Estado da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofRevista Psicologia Políticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHeteronormatividadept_BR
dc.subjectDiversidade sexualpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.titleIlustrações do silêncio e da negação: a ausência de imagens da diversidade sexual em livros didáticospt_BR
dc.title.alternativeIllustrations of silence and denial: the absence of images of sexual diversity in schoolbookspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa os sentidos e as implicações da ausência de imagens relacionadas às ideias de diversidade sexual, nos livros distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), cuja inclusão é recomendada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Orientação Sexual. Tendo como evidência uma amostra constituída de 70% dos livros mais distribuídos nas escolas públicas, constatou-se a inexistência de quaisquer ilustrações da temática homossexual nesse material. O artigo propõe uma leitura dos significados e das consequências desse silenciamento para as políticas afirmativas das minorias sexuais. Além disso, considera as possibilidades de contribuição implícita dos conteúdos didáticos para a manutenção de comportamentos sociais homofóbicos no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsMPBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue16pt_BR
dc.citation.spage363pt_BR
dc.citation.epage378pt_BR
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