DSpace - MPBA Direitos Humanos Artigo - CAODH
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/501
Tipo de Documento: Artigo de Periódico
Título: Genética, genômica e populações nativas brasileiras - história e biomedicina
Autor(es): SALZANO, Francisco M.
HUTZ, Mara H.
Resumo: Inicialmente aborda-se a questão da necessidade de estudos genéticos nas populações humanas em geral. Após, revisa-se a origem e a composição atual dos povos indígenas das Américas e mais especificamente do Brasil. A natureza das diferenças genéticas interétnicas é abordada, bem como as evidências que estudos genéticos fornecem para o esclarecimento de eventos ocorridos milhares de anos atrás. O ambiente tribal, o de comunidades agrícolas, e o urbano são muito diferenciados e condicionam pressões de caráter médico-epidemiológico muito diversas. Dentro deste contexto, são examinadas duas questões de importância capital para os indígenas brasileiros: (a) a do metabolismo energético das gorduras e seu reflexo na epidemia atual de obesidade; e (b) a da aparente suscetibilidade diferencial entre índios e não-índios a agentes infecciosos. Conclui-se salientando a importância de estudos genéticos nessas populações para o esclarecimento adequado de aspectos diversos de sua história e biomedicina. Impedir tais estudos caracteriza-se como danoso não só para as populações consideradas, como também para a humanidade em geral.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Desenvolvimento - Genética
História indígena
Biomedicina
Ecologia
Obesidade
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Ministério Público do Estado da Bahia
Sigla da instituição: MPBA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/501
Data do documento: Jul-2005
Aparece nas coleções:Artigo - CAODH



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.