DSpace - MPBA Direitos Humanos Manual - CAODH
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/391
Tipo de Documento: Livro
Título: Prevenção ao Tráfico de Pessoas com Jovens e Adolescentes
Autor(es): BRASIL, Ministério da Justiça
Resumo: Falar de “gente vendendo gente” em pleno século XXI, nos remonta a uma alegoria kafkaniana em que, certo dia, o indivíduo acorda e se olhando no espelho, percebe que virou uma barata. O absurdo do absurdo... Entretanto, segundo o relatório de outubro de 2008 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, o crime do tráfico humano em nível mundial já teria ultrapassado em rentabilidade a própria venda de drogas, alcançando anualmente um lucro em torno de 32 bilhões de dólares. Vendem-se pessoas para o trabalho escravo, para a venda de órgãos e tecidos, para adoção ilegal de crianças, para a exploração sexual comercial. É a própria Organização das Nações Unidas - ONU, que afirma não haver nações inocentes nessa transação comercial: ou o país vende, sendo ofertante da mercadoria “pessoa humana” ou compra, demandando essa mercadoria para as diversas finalidades já descritas.Com o processo de globalização que atualmente impera no mundo, onde o lucro é mais importante que a natureza ou a pessoa humana, todos os países do globo terrestre estão envolvidos nesse comércio aviltante. Comércio criminoso que atinge principalmente a infância e a juventude.O Programa de Prevenção ao Tráfico de Pessoas para a Exploração Sexual Comercial foi desenvolvido pelo Serviço de Prevenção ao Tráfico de Mulheres e Meninas - SMM, desde 2006 em dois municípios brasileiros - Uruaçu, em Goiás, e São Sebastião, em São Paulo, junto às escolas públicas de segundo grau, tendo focado estudantes de 15 a 19 anos. A proposta do SMM era a de exatamente atingir os jovens de uma faixa etária bastante vulnerável, principalmente para a exploração sexual comercial. O SMM iniciou o Programa de Prevenção ao Tráfico para fins de exploração sexual comercial com o objetivo de prevenir o tráfico de pessoas - TP, através do protagonismo juvenil. Além dessa meta, o SMM pretendeu, com ele, formular recomendações para Políticas Públicas e programas de prevenção e formação de jovens no enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.Fica, porém, uma pergunta: Qual o significado de uma experiência que atingiu somente algumas centenas de jovens, em dois municípios brasileiros, num total de dez escolas? A resposta está no próprio êxito do Programa, ou seja, está na constatação de que se houver vontade política, nosso país pode ter um programa nessas bases em nível nacional que viria prevenir nossos jovens de serem presas fáceis do comércio do tráfico.Quando, despretensiosamente, expomos a experiência do SMM na Série Boas Práticas, publicada pela Secretaria Nacional de Justiça, temos o sonho de que um dia, programas como esse sejam implantados nas escolas brasileiras de todo nosso território nacional. Afinal, essa mesma experiência mostrou que tal sonho é possível.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Tráfico de pessoa - Infantil
Tráfico de pessoa - Jovem e Adolescente
Tráfico de pessoa - Exploração sexual
Tráfico de pessoa - Mulher e Criança
Tráfico de pessoa - Trabalho forçado
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Ministério Público do Estado da Bahia
Sigla da instituição: MPBA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/391
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Manual - CAODH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Prevenção ao Tráfico de Pessoas com Jovens e Adolescentes.pdf779,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.