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http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | BARTRA, Eli | - |
dc.creator | MRAZ, John | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T19:40:21Z | - |
dc.date.available | 2021-12-07T19:40:21Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/374 | - |
dc.description.abstract | This article analyzes the film Frida (2003), directed by Julie Taymor and starred bySalma Hayek, which features the love relationship between the mural artist Diego Rivera and thepainter Frida Khalo. It is not a filmic biography, but focuses on a period of the painter’s life. On theone hand, it presents some comparison with the Mexican movie about the painter, Frida, naturalezaviva (1983), by Paul Leduc, to contrast different views on the events of a life, as to, for example,what concerns sexual politics. On the other hand, the paper explores to what extent the polemicalfilm by Taymor/Hayek is historical, based on reality, or whether it is a sight-and-sound fictionalversion of a written biography. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Ministério Público do Estado da Bahia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Estudos Feministas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Frida Kahlo | pt_BR |
dc.subject | Política sexual | pt_BR |
dc.subject | Transculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Filmes biográficos | pt_BR |
dc.subject | Julie Taymor | pt_BR |
dc.subject | Salma Hayek | pt_BR |
dc.title | As duas Fridas: história e identidades transculturais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo, é feita uma análise do filme Frida (2003) dirigido por Julie Taymor e protagonizado por Salma Hayek e que tem como tema a relação amorosa entre o muralista Diego Rivera e a pintora Frida Kahlo. Não se trata absolutamente de uma biografia fílmica; enfoca apenas uma etapa da vida da pintora. De um lado, são feitas algumas comparações com o filme mexicano sobre a pintora, Frida, naturaleza viva (1983), de Paul Leduc, para contrastaras diferentes visões dos acontecimentos de uma mesma vida, por exemplo, com relação à política sexual. Por outro lado, explora-se até que ponto o polêmico filme de Taymor/Hayek é histórico, baseado na realidade, ou uma história contada pela imagem e pelo som a partir de uma biografia escrita. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | MPBA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.citation.volume | 13 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 69 | pt_BR |
dc.citation.epage | 79 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - CAODH |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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As duas Fridas - história e identidades transculturais - Eli Bartra; John Mraz, 2005 .pdf | 120,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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