DSpace - MPBA Meio Ambiente Manual - CEAMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/372
Tipo de Documento: Livro
Título: Manual de apoio jurídico ao promotor de justiça de Meio Ambiente
Autor(es): CEAMA, Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo
AZEVEDO, Delina Santos
OLIVEIRA, Karinny V. Peixoto de
Resumo: O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo – CEAMA, vem enfrentando de forma firme e sistemática o manejo irregular de resíduos sólidos há mais de dez anos. O planejamento estratégico institucional definiu como meta, desde 2006, exigir em 100% dos municípios baianos a correta destinação final e tratamento dos resíduos sólidos. Assim, entre os anos de 2006 e 2009, o CEAMA desenvolveu o Programa Desafio do Lixo, que realizou um amplo diagnóstico sobre a disposição final dos resíduos em todos os 417 municípios baianos. Seu principal produto foi o Relatório “Desafio do Lixo: Problemas, Responsabilidades e Perspectivas”, além de um amplo banco de dados com informações sobre os lixões e aterros sanitários de todo o Estado. No ano de 2009, a equipe pericial da Central de Apoio Técnico – CEAT realizou inspeções para verificação do cumprimento dos Termos de Ajustamento de Conduta firmados no âmbito do referido programa, quando se constatou que menos que 10% dos compromissos firmados foram cumpridos, o que exigiu uma nova estratégia de atuação para enfrentamento do problema. Amadurecendo sua atuação na perspectiva de defesa do meio ambiente, o Ministério Público Estadual vem consolidando sua atuação não só com as Promotorias de Justiça de Meio Ambiente em âmbito local, como também com as Promotorias Regionais Especializadas, com os diversos núcleos ambientais (em defesa da Mata Atlântica – NUMA, da Bacia do Rio São Francisco – NUSF, da Baía de Todos os Santos – NBTS, da Bacia do Paraguaçu – NURP e do patrimônio histórico, artístico e cultural – NUDEPHAC) e, no âmbito do CEAMA, com as Câmaras Temáticas, dentre as quais está a de saneamento. A Câmara Temática de Saneamento, assim como as demais, foi criada pelo Ato n° 463/2011 do Procurador-Geral de Justiça, datado de 28 de setembro de 2011, com o objetivo de aprofundar o estudo técnico-jurídico na referida matéria, afim de assessorar os Promotores de Justiça e fortalecer o intercâmbio com as demais esferas da sociedade, em especial o Poder Executivo. Em paralelo a isto, após longos anos em tramitação, foi aprovada, no ano de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010, regulamentada pelo Decreto 7.404/2010), que definiu princípios, diretrizes e instrumentos para o setor, enfatizando a necessidade de um adequado planejamento e uma ampla gestão desde o momento em que o resíduo é gerado e tratado, até a sua disposição final, reconhecendo o resíduo sólido como um bem de valor econômico, capaz de gerar trabalho e renda e promover a cidadania.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Resíduo sólido
Consórcio público
Educação Ambiental
Saneamento básico
Coleta seletiva
Política de Meio Ambiente
Promotorias de Justiça de Meio Ambiente
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Ministério Público do Estado da Bahia
Sigla da instituição: MPBA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/372
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Manual - CEAMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manual de apoio jurídico ao promotor de justiça de Meio Ambiente.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.