DSpace - MPBA Meio Ambiente Manual - CEAMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/336
Tipo de Documento: Livro
Título: Manual técnico de: pode de árvores
Autor(es): SALVADOR, Prefeitura de
Resumo: Convivendo diariamente com os impactos de uma urbanização desordenada, fruto da ausência de planejamento em diversas frentes, Salvador não tratou diferente sua arborização nas últimas décadas. Em um curto período de tempo, inspirada pela reforma urbana de Paris, nossa capital ganhou avenidas arborizadas, como a Avenida Sete de Setembro, entremeada de grandes praças como a do Campo Grande. De lá pra cá, a cidade foi inchando e dando espaço a um novo rei, o automóvel, que foi reduzindo o espaço de árvores e pedestres, impermeabilizando cada vez mais nosso solo, acumulando calor e aumentando a temperatura na cidade. Mesmo sem um olhar sensível, a cidade ganhou muitas árvores, que se somaram às que já habitavam nosso território. E árvore, como qualquer ser vivo, precisa de cuidados, fica doente e morre. O desenvolvimento de padrões técnicos e orientações qualificadas para a realização de poda em Salvador é um avanço na agenda de manejo do nosso verde urbano. Nos nossos quase quinhentos anos, a cidade nunca orientou seus cidadãos e o poder público sobre a forma adequada de podar uma árvore. A poda é antes de tudo um instrumento essencial para o desenvolvimento adequado da arborização urbana e neste Manual, formulado pela Prefeitura Municipal de Salvador, teremos de forma oficial a maneira mais adequada de lançar mão dela. O que fazer se a árvore a ser podada hospedar um ninho com aves? Quais ferramentas mais adequadas para realizar a poda? E a época do ano ideal? Essas e outras perguntas são respondidas aqui.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Poda
Árvores
Arborização urbana
Fenologia
Plano Diretor de Arborização Urbana
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Prefeitura de Salvador
Sigla da instituição: PMS
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/336
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Manual - CEAMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manual Técnico de_Poda de árvores.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.