DSpace - MPBA Meio Ambiente Artigo - CEAMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/298
Tipo de Documento: Artigo de Periódico
Título: Contribuição para uma Mobilidade Urbana saudável
Autor(es): SILVA, Paulo Ferreira Santos
Resumo: Essencialmente, o cerne do tema da mobilidade urbana é um dos reflexos do direito à liberdade, liberdade de locomoção. O objetivo do presente artigo, com enfoque na mobilidade de pedestres e ciclistas, é discutir o tema da mobilidade urbana no âmbito dos poderes municipais, executivo e legislativo, e da sociedade civil, visando,assim, encontrar alternativas que possam contribuir para a solução ou mitigação dos problemas que afetam a mobilidade e a saúde ambiental nas regiões urbanas do Brasil na presente era. Para a consecução do objetivo, lançou-se mão de revisão bibliográfica sobre os modais de transporte não motorizado e sobre a legislação pátria que trata do tema. Abordou-se, também, a questão da mobilidade e acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Os resultados do presente trabalho apontaram necessidade de mudanças na concepção dos planejamentos e gestão dos transportes no Brasil, que, ainda se originam de políticas de governo que, na sua grande maioria, não se sustentam, a priori, nos princípios e diretrizes de políticas públicas, persistindo, como regra,projetos de vias urbanas que privilegiam a mobilidade das máquinas (veículos motorizados) em detrimento do ir e vir de pedestres e ciclistas.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Mobilidade urbana
Mobilidade - Pedestre
Mobilidade - Ciclista
Política pública
Saúde ambiental
Liberdade de locomoção
Acessibilidade
Pessoas portadoras de deficiência
Mobilidade reduzida
Área de Conhecimento: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Associação Abaporu
Sigla da instituição: AA
Permissão de acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/298
Data do documento: 1-Set-2017
Aparece nas coleções:Artigo - CEAMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuição para uma Mobilidade Urbana saudável - Paulo Ferreira Santos Silva.pdf150,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.